sábado, 9 de julho de 2011

Minha Fome


Um dedilhar meticuloso, a precisão dos loucos, daqueles muito loucos a ponto de não sabermos que eles o são. Um olhar vocativo, mas uma vocação de ausência, disseminadora de tudo o que se esvazia, de tudo o que é menos que sonhos. E os sonhos, a bem da verdade, não são e nunca foram nada (isso não é um paradoxo pedindo explicação?!)

Não toque em mim, eu já não posso ser quente. E tocar naquilo que não esquenta não pode exercer fascínio. Pelo menos não deveria exercer e, falando diretamente, não quero que me toque. Sou frio por opção e não por um desastre traumático do destino. Embora eu acredite em Destino. Você pode chegar bem perto, só o bastante para ver minhas chagas, mas não assopre nelas, meu alívio não está no vento frio que sai da tua boca, aí não mora alívio, apenas traição. E que bom que eu sei disso.

Porque um dia disse que sabia o que era amor, e não sabia. Mas agora, aqui! Posso dizer que já sei o que significa amar, e sei porque conheço a mentira - a melhor medida de valor sobre todas as coisas da Terra! E o amor pertence à Terra e a mais nenhum outro lugar. Uma invenção de homens, para si mesmos, como poderia ser diferente? - a maior das materialidades, a mais coesa das relações, o gesso inquebrável que petrifica a todos no seu laço medonho de vapores e suores doces e trêmulos.

Não lhe peço muito, peço?

Só me olhe, olhe minha dor, mas não sinta - o paraíso é para os que amam, não vou para lá... sou a mais pura das almas - porque sofri na mentira e no amor, então não chore para que tua lágrima não embasse teu olho - apenas não quero estar só neste momento, e também não quero sentir. Porque não sou mais humano e nem pertenço a este mundo, não posso sentir coisas de homens, não posso querer coisas humanas, já não posso e não quero... apenas ponha o olho sobre mim e pelo poder da tua indiferença salgada, molhada, eu deixo este mundo para sempre.

O paraíso é a última morada dos acomodados.

Demithri, na Irlanda - 1844.


Imagem: H. Rubiales, Cemiterio Monumentale de Milano, Milão, Itália.

Nenhum comentário: